Páginas


quinta-feira, 19 de abril de 2012

A Enseada é um Quilombo II ?

Pois bem, voltando à questão quilombola da Enseada, afirmo que a comunidade não é quilombo por que presenciamos o surgimento do movimento na comunidade a partir de um pequeno grupo que só desejava privilégios políticos, e assim é até hoje, desde o momento em que o Partido dos Trabalhadores chegou ao poder, tanto na esfera federal, estadual e municipal.
Portanto, o movimento quilombola da Enseada nada possui de proteção às tradições de ancestralidade africana, situação que difere bastante do objetivo do verdadeiro movimento quilombola que iniciou á época da escravidão.
O movimento quilombola da Enseada eclodiu no mesmo momento em que se divulgava na imprensa o estranho aparecimento de uma hora para outra de quase cinco mil quilombos no país.
Denúncias começaram a aparecer em todo país referente à criação de falsos quilombos para utilização destes como massa de manobra politica, isto aconteceu principalmente após o decreto presidencial que facilitou o reconhecimento destes quilombos a partir de um sistema falho de auto declaração, hoje o STF iniciou o julgamento do pedido de inconstitucionalidade deste decreto.
Como o sistema é falho, identifica-se a forma de burlá-lo em diversos quilombos reconhecidos indevidamente e apontados como falso, inclusive a Enseada do Paraguaçu.
Um morador que consta entre os declarantes nos confirmou que:
“Me pediram para assinar um documento como se fosse uma abaixo assinado, falaram que com este documento viriam casas, redes e canoas do governo para o pessoal da comunidade. Não sabia que o documento era uma declaração de que a comunidade da Enseada era quilombola, nasci e me criei na comunidade, passei a maior parte dos oitenta anos de minha vida aqui e nunca vi falar desse negócio, só tô ouvindo falar disso agora.”

“A Enseada não é quilombo e tão pouco território remanescente de quilombo”. Essa é a nossa humilde opinião, quem quiser contestar, o blog se encontra a disposição.
Texto de Alailton Tavares Silva
Pré Candidato a Vereador
Apaixonado pela Enseada

Nenhum comentário:

Postar um comentário